2015

PROPOSTA DO PROGRAMA PPGEB

04/05/2024

O Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC, nomeado PPGEB, é vinculado à Faculdade de Educação – FACED, sendo integrante do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Tem como área de concentração a Educação Brasileira. As atividades acadêmico-científicas dos cursos ofertados pelo PPGEB são organizadas e desenvolvidas por meio de nove Linhas de Pesquisa, organizadas em eixos temáticos, agrupados em função dos temas e/ou perspectivas teórico-metodológicas dos diversos grupos de pesquisa que compõem essas Linhas de Pesquisa. O PPGEB assume como central a missão acadêmica e científica de formação de docentes e pesquisadores de alto nível que respondam às demandas sociais da educação em geral e, em particular, que atendam às da educação superior, submetida a uma necessária política de expansão induzida nas Regiões Nordeste e Norte do Brasil. Não obstante, articula essa missão específica do escopo universitário ao compromisso político-social de qualificar profissionais em nível de excelência para atuar nas estruturas da educação pública, as quais requerem reiteradamente a elevação do patamar de qualificação de seus quadros, subsidiados por referenciais epistemológicos, éticos, teórico-práticos e metodológicos condizentes com paradigmas que possam contemplar as questões contemporâneas. É oportuno salientar a busca por manutenção de nossa participação nos Programas de Qualificação promovidos pela CAPES, fato que configura um papel tradicionalmente desenvolvido pelo PPGEB/UFC na macrorregião Norte-Nordeste nas últimas décadas. Atualmente, esse esforço se encerra por meio do MINTER com o IFPa, que vem se desenvolvendo de 2009 até 2012, e do Projeto PROEJATEC, em convênio com os IFES do Ceará e do Pará.

O PPGEB tem como objetivos:
I - oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu voltados para a formação científica altamente qualificada de profissionais na área da educação, nos níveis de Mestrado e Doutorado;
II - promover estudos e pesquisas sobre educação, nas suas mais distintas formas, dimensões e orientações teórico-metodológicas, preservando a organicidade da estrutura curricular estabelecida entre a área de educação, as linhas e os projetos de pesquisa existentes;
III - estabelecer relações de cooperação com órgãos que desenvolvem a educação básica e superior, contribuindo para a melhoria da qualidade das políticas e das ações educativas, consolidando a inserção socioeducacional do Programa;
IV - contribuir com o desenvolvimento da graduação por meio da qualificação pós-graduada dos seus docentes, bem como através da articulação de iniciativas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão que envolva os estudantes da graduação;
V - desenvolver políticas de integração e de solidariedade com outros programas de pós-graduação nacionais, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação no Estado e no País;
VI - promover política de cooperação internacional, fortalecendo os intercâmbios de docentes e discentes do Programa com instituições de ensino e pesquisa de outros países, abrindo espaços de colaboração e buscando a excelência da pós-graduação e da produção científica;
VII - oferecer estágios de pós-doutoramento para profissionais da área da educação, tendo em vista a atualização e a consolidação de grupos de pesquisa e do corpo docente de Instituições de Educação Superior - IES e de instituições de pesquisa.


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